Dica #1: faça uma lista e saiba o que cortar
Primeiro, coloque numa lista os gastos da empresa.
Então, separe-os em categorias, como, por exemplo, necessários, importantes, secundários e supérfluos.
Dica #2: Ouça e compartilhe opiniões
Caso trabalhe com uma equipe, escute a opinião deles.
Elaborem essa lista juntos.
Converse com seus colaboradores sobre a necessidade de se mudar determinadas atitudes em prol da saúde financeira da instituição.
Dica #3: Opte pelo econômico
Há diretores que procuraram diminuir a conta de energia. Alguns instalam, em circuitos de iluminação em corredores e banheiros, sensores de presença.
Outros fizeram as trocas das lâmpadas por modelos de LED, as mais econômicas disponíveis no mercado.
Dica #4: Analise os gastos com infraestrutura
Há ainda empreendedores que fazem acordos com seus empregados para que todos possam trabalhar em sistema de home office.
É uma forma de se economizar e evitar demissões.
Como alternativa para a diminuição de despesas, muitos deles buscaram os escritórios virtuais.
Ou seja, locais com estrutura completa. São escritórios mobiliados e decorados a custos realmente baixos.
Essa modalidade oferece aluguel de tempo fracionado da estrutura.
É uma forma de trocar uma estrutura onerosa de aluguel, condomínio, secretária, telefone e impostos por outra que funciona da mesma forma com uma economia em torno de 80%.
Não estamos num período para esbanjar. Mas, sim, para economizar com inteligência.
Portanto, pondere bastante em cada passo, ou em cada gasto.
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