Torne-se um caçador de ideias

 

Ter uma ideia genial é algo que todo mundo deseja. O problema é conseguir encontrá-la. Caso fosse fácil, teríamos um Steve Jobs a cada esquina, não é verdade?

Mas nem toda ideia lucrativa significa que é genial ou totalmente disruptiva, ou seja, para derrubar um mercado e criar outro.

No entanto, é possível trilhar caminhos para bons insights. No texto anterior, sugerimos algumas dicas. Hoje, falaremos um pouco mais.

Veja abaixo:

– Procure um mercado para se aprofundar

As pessoas comentam sempre sobre nichos de mercado, ou seja, um segmento que apresenta necessidades particulares pouco exploradas ou inexistentes. Podem ser oportunidade de negócios de segmentos que já existem, porém, buscando detalhes pouco observados.

Talvez uma indústria precise de algo específico que as empresas que fornecem serviços e produtos ainda não consigam atender.

Mas como isso será percebido? Só quem estiver com uma boa “lente de aumento”, ou seja, aprofundando-se bem nesse mercado.

O que pode ser útil? Por exemplo, quando encontrar alguém dessa área, faça algumas perguntas para entender melhor a “dor” desse segmento. Tente entender qual é a parte chata do trabalho, os desafios. Pergunte que tipo de soluções poderiam facilitar a realização das atividades ou processos de tal empresa ou indústria. Tente escutar com atenção no que a pessoa comenta. Não se prenda à própria opinião. Tente ouvir e aprender sobre as condições do outro.

– Aprenda com quem chegou lá

A capacidade de aprender é a melhor maneira para avançar. Por isso, estude os casos de sucesso, tente ver o que inspirou os empresários, veja exemplos simples que fizeram sucesso (não importa o tamanho do sucesso). Até pequenas empresas podem nos ensinar muito, talvez uma solução muito boa e simples ajudou a resolver os próprios problemas dos funcionários ou de clientes.

Veja quais ideias de outros segmentos podem ser usados no seu.

– Atualize-se

Assim como comentamos no ponto acima, aprendizado para valer precisa ser constante. Isso se chama atualização. É preciso saber que gostos e conceitos podem mudar de um momento para o outro. É nessa transição que surgem novos mercados e, consequentemente, novas oportunidades para crescer.

Fique antenado em tudo o que acontece. Tente pensar na frente de seus concorrentes.

Para isso, participe de eventos, leia livros, vá em workshops, busque cursos.

Não precisa ficar focado nas novidades só do seu setor, aprenda com outros segmentos também.

 

 


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