Cliente não pagou. E agora?

A inadimplência é sempre motivo de preocupação para os empresários. Quando não se recebe o pagamento da realização de um serviço ou de um produto, fica mais difícil para pagar funcionários, fornecedores além das contas normais do mês.

Devido a diversos fatores econômicos, essa questão ficou em destaque no começo do ano no Brasil. Por exemplo, em abril de 2016, a pesquisa realizada pela Serasa Experian revelou que 4,4 milhões de companhias estão com dívidas em atraso.

O maior problema é que isso se torna uma bola de neve. Uma empresa deixa de pagar um fornecedor. Então, esse fornecedor, que também é uma empresa, deixa de pagar outro fornecedor prejudicando mais companhias.

Mas há um lado de bom nisso tudo, apesar da situação crítica. Isso mostra a todos os empreendedores a necessidade de um planejamento financeiro mais sério.
Nenhuma empresa pode cogitar que viverá sempre no “azul”.


É importante saber que haverá períodos de contas no “vermelho”.

O país passou por um “boom” no mercado que elevou as expectativas dos empreendedores. Porém, essa grande “maré” de oportunidades diminuiu sua força. Alguns aproveitaram o momento. Porém, outros tiveram os seus negócios “encalhados” no meio do caminho.

A primeira regra é não esbanjar. Ou seja, usar parte da receita com algo sem ter uma ideia da real utilidade.

Portanto, separe sempre uma parte do lucro para gastos num período de emergência. Isso pode salvar a sua empresa numa época de crise.



Nas próximas semanas daremos mais dicas sobre como ficar preparado para a inadimplência. 


Não perca!

Continue acompanhando nosso blog.

Escritório Virtual Brasil
Tenha um escritório equipado com custo reduzido e com toda comodidade, praticidade e funcionalidade, instalado no centro comercial e financeiro do Rio de Janeiro.
https://www.virtualbrasilrj.com.br/

Deixe um comentário