Não menospreze o valor do cliente

Imagine a cena. Um empresário investe um bom valor para ter um local que seja agradável aos olhos de clientes atuais e futuros. Promove-se um ótimo sistema de recompensas (por descontos ou brindes). Oferece-se um valor competitivo e um produto (físico ou serviço) de boa qualidade.

 
Com certeza, esse empresário estará convencido de que as vendas serão um sucesso e o lucro garantido.

Porém, um funcionário (ou mais) tenha o hábito de realizar o atendimento de maneira “seca”, sem muito tato ou deselegante. Ou recepcione as pessoas com uma cara de “poucos amigos”.

 

Em outros casos, o próprio funcionário desconhece detalhes importantes sobre o produto (que é a razão de ter sido contratado) quando perguntam por informações.
 
Ou é impaciente para explicar para a “pessoa mais importante do seu negócio” sobre o produto (físico ou serviço), que tanto se investiu em sua comercialização para poder concluir a venda naquele exato momento. 
 
Além de apresentar displicência, essas atitudes mostram que o valor do cliente está sendo menosprezado, juntamente com todo o investimento no empreendimento.

O grande culpado? Aquele que contratou.

Acompanhe sua equipe


 

É como se um time de futebol investisse em grandes jogadores de defesa, goleiro e meio de campo. Promove grandes melhorias no centro de treinamento.
 
E no momento mais importante da partida, o atacante está ali para empurrar a bola nas redes do adversário. Então, ele de frente para o goleiro do outro time, vira-se e chuta com toda a força em direção ao próprio gol.
Vaias seriam poucas para ele.


Por isso, é fundamental não só realizar um bom treinamento da sua equipe. 

Acompanhe todo o processo. 

Analise as possíveis falhas.

Todas as pessoas enfrentam problemas, dificuldades.
Por isso, é importante entender sobre o que está acontecendo internamente. A equipe está desmotivada? Por quê?
 
Desconhece o produto? Por quê?
Entender o mercado é necessário. Mas é fundamental estudar a sua própria empresa.
 
O seu concorrente pode não ter todo o seu aparato, mas se tem um bom atendimento, é possível que tire de você possíveis vendas.

Sem ele não há receita, não há ganhos nem sonhos para o seu empreendimento.

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